Monografia da Freguesia de S. Martinho da Cortiça

Foi apresentado ao público no dia 15 de Novembro de 2008 o livro “Monografia da Freguesia de S. Martinho da Cortiça”, da minha autoria. Foi integrada na sessão solene de abertura da XXII Feira Franca de S. Martinho da Cortiça e esteve a cargo do dr. Rui Martins Portugal.

“Esta ideia surgiu à vários anos, decorrente do meu interesse pela História, em geral, mas em particular pela minha curiosidade acerca da história da nossa freguesia de S. Martinho da Cortiça.
Fui verificando, ao longo destes anos de pesquisa, uma ausência de textos acerca da história da nossa freguesia, o que sempre me entristeceu, mas ao mesmo tempo motivou a levar a cabo este trabalho.
Ressalvo, claro, alguns textos elaborados à alguns anos atrás pelo sr. António Dias Carlos e  pelo Sr. António Fonseca Sobral que são, além dos meus, os únicos textos publicados que conheço acerca da história da nossa freguesia.

Assim, este trabalho foi-se baseando na recolha de fontes em monografias de outros autores acerca da nossa região, onde a nossa freguesia ia sendo referida, sobretudo as do Sr. Visconde Sanches de Frias e do Sr. Dr. Carlos Proença, entre outros, mas também em alguns documentos antigos encontrados em arquivos, alguns inéditos e de muito interesse.
Também as inúmeras conversas com algumas pessoas mais antigas, com memórias ainda límpidas acerca do nosso passado mais recente, me ajudaram a encontrar importantes pistas para esta pesquisa, nomeadamente com a minha avó, a Sr. D. Elvira Ferreira de Frias.

É, portanto, o resultado desta longa pesquisa que se pretendeu aqui reunir.

O livro está enriquecido pelo excelente trabalho de recolha fotográfica de aspectos, pormenores e panoramas da nossa bela freguesia feita pelo meu amigo Pedro Miguel Frias dos Santos, a quem agradeço o empenho.

Resta-me agradecer ao meu Pai, o Sr. Marcial Rodrigues Martins Portugal, que sempre me incentivou a não deixar esquecida a publicação deste trabalho e me ajudou na organização da sua publicação.
A todos, espero que agrade, e que vos dê tanta satisfação a ler como a mim deu a elaborar.”

Comentários