A Nossa Freguesia

Com uma área de cerca de 31,8 Km2 (3.180 ha) a freguesia de S. Martinho da Cortiça está situada no extremo noroeste do concelho de Arganil, no distrito de Coimbra. Faz fronteira a sudoeste com o concelho de Vila Nova de Poiares, a noroeste com o de Penacova e a nordeste com o de Tábua.


A sul, o rio Alva constitui a sua fronteira com a freguesia de Pombeiro da Beira e as diversas ribeiras que a ele vão desaguar sulcam a freguesia em toda a sua extensão originando uma paisagem acidentada onde os vales são preferencialmente ocupados pela agricultura e as encostas pelas florestas de pinheiro e eucalipto.

A albufeira da Barragem das Fronhas apresenta-se com múltiplas potencialidades para os amantes da Natureza. Nas suas águas, onde acontecem regularmente concursos de pesca desportiva, são abundantes os barbos, as bogas e os achigãs.


É rasgada ao meio pela Estrada Nacional 17, mais conhecida por Estrada da Beira, que constitui o seu principal eixo de desenvolvimento de onde se desprendem as suas duas principais ramificações: uma estrada da Portelinha à barragem das Fronhas e outra do Ramal das Pombeiras à ponte de Vale de Espinho.

É servida pelo Itinerário Complementar 6 que parte da Catraia dos Poços e estabelece uma rápida ligação ao Itinerário Principal 3, no troço entre Coimbra e Viseu. Encontra-se a cerca de 35 min de Coimbra e a menos de 60 min de Viseu ou Aveiro.


A freguesia de S. Martinho da Cortiça tem actualmente 1524 habitantes, dos quais 740 homens e 784 mulheres, num total de 516 núcleos familiares, 851 fogos e 831 edifícios.

Tem actualmente 1358 eleitores recenseados.

A exploração florestal continua a ser uma actividade com grande expressão nesta freguesia densamente florestada. Os madeireiros e as indústrias de transformação de madeiras empregam grande parte da população de S. Martinho da Cortiça. A indústria da construção civil também adquiriu nas últimas décadas uma preponderância assinalável.

Feiras, festas e romarias

Feira Franca de S. Martinho da Cortiça. Desde 1987 a Junta de Freguesia realiza no complexo desportivo do Grupo Desportivo e Cultural de S. Martinho da Cortiça, na Portelinha, uma feira franca anual com exposição de gado bovino e exposição industrial e de artesanato local. Acontece na mesma altura das festas em honra do padroeiro da freguesia, durante o fim de semana mais próximo do dia de S. Martinho, a 11 de Novembro.

Feira das Sopas e Doces. É organizada pela Associação Juvenil Projecto Radical durante um fim de semana do mês de Maio, onde se podem saborear as tradicionais sopas da freguesia e provar a bela doçaria da região.

Festas e romarias. Quase todas as suas 23 povoações homenageiam o seu santo padroeiro realizando festas e romarias, a maioria durante os fim-de-semana dos três meses do verão. Os festejos são normalmente abertos na Sexta-feira com baile que se repete nos dois dias seguintes onde não falta a quermesse a sortear brindes. Durante o dia pululam os vendedores ambulantes com as suas quinquilharias. O dia principal é o Domingo em que se realiza a procissão em honra do padroeiro seguida do leilão das tradicionais fogaças e actuação de filarmónicas e ranchos folclóricos da região.

Festas tradicionais da freguesia:

S. João na Ponte Mucela
N.S. da Encarnação em Mucelão
N.S. das Neves na Sobreira
Sto. Amaro na Cortiça
S. Bento no Cavaleiro
S. Martinho em S. Martinho da Cortiça
N.S. da Boa Viagem nos Poços
S. Bartolomeu em Vale Moinho
S. Tiago em Sail
N.S. do Livramento nas Fronhas
N.S. do Rosário na Sanguinheda
Sto. António na Abrunheira
S. Nicolau nas Pombeiras
N.S. da Guia na Urgueira
S. Pedro no Vale de Espinho
Rainha Santa no Vale de S. Martinho

Paisagens, restaurantes, snack-bar e cafés

A freguesia de S. Martinho da Cortiça permanece ainda quase inexplorada do ponto de vista turístico.

Locais aprazíveis na albufeira da barragem das Fronhas são bem conhecidos dos amantes da pesca desportiva e dos turistas mais audaciosos que chegam em busca da harmonia entre os diversos verdes da paisagem.

São admiráveis as vistas alcançadas do alto da Cortiça sobre toda a freguesia, tendo como pano de fundo as serras do Buçaco, do Caramulo, da Estrela, do Açor, da Lousã e da Atalhada.

Localmente são múltiplos os cenários característicos de uma região densamente florestada, entrecortada à beira do rio Alva após a barragem das Fronhas por várzeas verdejantes onde chiam incessantemente as rodas de tirar água, no vale do Carapinhal pelas extensas pastagem ponteadas por ovelhas, entre outras paisagens que o turista mais atento certamente não tardará em descobrir...

É ainda possível provar as especialidades gastronómicas da região em diversos pontos espalhados pela freguesia:

Restaurante 'O Caçula' - Portelinha, tel. 239 455 136
Restaurante 'O Dominó' - Ramal de Pombeiro, tel. 239 455 467
Restaurante 'O Cantinho' - Mucelão, tel. 239 455 223
Restaurante 'Beira Alva' - Ponte da Mucela, tel. 239 455 112

Existem ainda diversos cafés que têm sempre prontos vários petiscos:

Café 'S. Martinho' - S. Martinho da Cortiça, tel. 239 455 135
Café 'Franganito' - S. Martinho da Cortiça
Café 'Escondidinho' - Vale de Matouco
Café 'Portugal' - Sail, tel. 239 455 460
Café 'José Mendes' - Fronhas, tel. 239 455 453
Café 'Castiço' - Catraia dos Poços, tel. 239 455 407
Café 'Fonseca' - Sanguinheda, tel. 239 455 425

Comentários